No caminho certo para um melhor ambiente de trabalho

Rapid TRACS reduz o pó na granulação, na empresa Plastal AB

Rapid’s TRACS (Transport, Recovery and Air Cleaning System) aumentou significativamente a qualidade do ambiente de trabalho dos empregados da produção da empresa Plastal AB em Gotenburgo- Suécia, reduzindo drasticamente a quantidade de pó no ar. O sistema TRACS instalado, está ligado directamente aos granuladores Rapid já existentes para reciclarem os gitos da operação.

A empresa Plastal, localizada na fábrica Volvo’s Arendal, pruduz pára-choques frontais e traseiros para os carros Volvo, inclusive para o luxuoso Volvo Cross Country. As peças que não cumprem os elevados requisitos especificados pela Plastal, ou aquelas que foram injectadas no início da produção ou em alturas de menor estabilidade das máquinas de injecção, são recicladas de forma a serem reutilizadas no processo.

Emil Arnesson, o Production Manager da Plastal, comentou o seguinte: “Antes do sistema Rapid TRACS estar instalado, o processo de granulação levava a que partículas minúsculas de plástico pairassem no ar, o que causava irritação no sistema respiratório de pessoas sensíveis a estas condições de trabalho.”

O pó que a granulação de plástico produz, pode afectar a saúde, a produção e a qualidade. Partículas finas, com diâmetro inferior a 25m podem ficar acumuladas nas membranas da mucosa nasal, boca e pulmões, causando tosse e até mesmo reacções alérgicas. Para além disso, as partículas de pó aumentam o desgaste das máquinas, aumentando consequentemente os custos de manutenção e tempo de paragem, levando à diminuição da qualidade do produto final.

“Após a integração do sistema Rapid TRACS com os granuladores existentes na Plastal os trabalhadores da produção têm ar limpo para respirar e temos menos problemas de pó na produção de peças. A unidade de despoeiramento Rapid TRACS é tão eficiente que para além de eliminar partículas minúsculas de plástico, pode até mesmo filtrar fumo de cigarro” diz o Sr. Arnesson.

O sistema TRACS oferece aos moldadores uma solução sem igual, obedece às especificações a nível da qualidade do ar necessárias para uma 'clean room' e permite obedecer aos requisitos da norma ISO 14001 para a qualidade ambiental. Este sistema é modular, compacto e fechado, sendo o complemento ideal aos granuladores Rapid de tamanho médio e grande. Opera com um ventilador localizado após a unidade de separação. Este pormenor previne a fuga de pó, elimina desgaste nos componentes e diminui o ruído.

A Rapid oferece quarto modelos TRACS standard, com capacidade de 400 a 1,500 kg/h. Devido à sua construção modular, e ao elevado número de acessórios disponíveis, podem ser adaptados de forma a satisfazer as necessidades específicas dos clientes. O espaço ocupado varia entre os modelos, mas todos são equipados de acessórios que permitem uma fácil instalação.

Reader Enquiries

Rapid Granulator AB
P.O. Box 9
S-330 10 BREDARYD
Sweden
+46 370 86 500
www.rapidgranulator.com

Notes for Editors

Rapid Granulator AB

A Rapid Granulator AB está situada em Bredaryd – Suécia. Emprega 265 pessoas e tem um lucro de 350 milhões de SEK por ano, exportando cerca de 95% da sua produção. Como parceiros comerciais têm cinco subsidiarias localizadas em Veneza – Itália, Osaka – Japão, Rockford Illinois – EUA; Paris – França e Kleinostheim – Alemanha, bem como um escritório de vendas em Singapura. O apoio posterior é garantido por uma rede global de 80 agentes. Mais de 60.000 granuladores instalados por todos os cinco continentes atestam a qualidade e a liderança de mercado da companhia.

Related Images

 

Editorial Enquiries

Kenneth Gustafsson
Rapid Granulator AB

+46 370 86 500
kenneth.gustafsson@​rapidgranulator.se

 

 

Share

 

More news from